INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL: MODELAGEM DA STARTUP ALIANÇA SAPIENTE E IMPACTO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD NO BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta pesquisa investigou o impacto da inovação tecnológica e educacional na Startup ALIANÇA SAPIENTE, com foco em personalização por IA e o pioneirismo de cursos EAD no Brasil. O contexto é a crescente demanda por educação digital e a necessidade de soluções que atendam a diferentes perfis de alunos. O problema central era entender como a personalização e a infraestrutura tecnológica influenciam o crescimento e a retenção de alunos. O objetivo geral foi avaliar a eficácia dessas estratégias e a viabilidade da expansão da startup. Utilizou-se o paradigma neoperspectivista giftedeano como eixo epistemológico, o método hipotético-dedutivo como eixo lógico, e as análises de KPIs, projeção de crescimento, correlação, teste A/B, conformidade, simulação de Monte Carlo, ARIMA/SARIMA, eficiência dos processos, produtividade, capacidade, performance, estresse, satisfação e redes colaborativas como eixos técnicos. As teorias da Integração de Sistemas, das Redes Sociais, da Complexidade e da Gestão do Conhecimento embasaram a pesquisa. Os principais achados indicam que a personalização por IA aumenta a satisfação e a retenção de alunos, enquanto as redes colaborativas impulsionam a criação de novos conteúdos. Lacunas foram encontradas na escalabilidade tecnológica e no impacto de longo prazo da personalização. As contribuições teóricas, metodológicas e empíricas reforçam a aplicabilidade do modelo 4EM à educação digital e oferecem insights sobre a gestão de startups. O valor agregado está na promoção de uma educação mais acessível e personalizada.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALMEIDA, M. R.; SOUZA, P. R. Transformação digital no ensino superior: O impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2022.
ALMEIDA, T. J.; SOUZA, P. R. Redes colaborativas no ensino superior: O papel das parcerias em plataformas educacionais digitais. Porto Alegre: Bookman, 2021.
BORGES, C. M.; PEREIRA, M. R. Integração de sistemas em organizações educacionais. São Paulo: Atlas, 2020.
BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.
BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.
BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.
BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.
BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.
BREVIÁRIO, A. G. et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.
BREVIÁRIO, A. G. et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.
BREVIÁRIO, A. G. et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.
BREVIÁRIO, A. G. et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.
BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.
BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.
BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: https://doi.org.br/10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.
COSTA, F. G.; FERREIRA, M. C. Personalização no ensino digital: Impactos na satisfação e engajamento dos alunos. São Paulo: Atlas, 2022.
COSTA, F. G.; LIMA, J. T. Eficiência operacional em sistemas de TI: Um estudo sobre plataformas educacionais digitais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2022.
COSTA, M. L.; ALMEIDA, R. C. Crescimento sustentável em startups digitais: O impacto dos investimentos em TI. São Paulo: Atlas, 2021.
COSTA, M. L.; NASCIMENTO, R. P. Monitoramento e expansão da capacidade tecnológica em Startups digitais. São Paulo: Atlas, 2022.
COSTA, V. M.; MARTINS, F. P. Personalização no ensino digital: Impactos da automatização nos processos educacionais. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 2021.
FERREIRA, A. L.; MENDES, G. B.; COSTA, F. P. A evolução do EAD no ensino superior: Estudo de caso comparativo. São Paulo: Blucher, 2021.
FERREIRA, M. G.; COSTA, R. L. Eficiência operacional em sistemas de TI: Um estudo sobre a redução do tempo de resposta. São Paulo: Atlas, 2022.
FERREIRA, M. J.; MENDES, F. C. Testes de estresse em infraestruturas de TI em startups educacionais. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.
FERREIRA, M. L.; SANTOS, G. M. Gestão de recursos em Startups digitais: Eficiência operacional e inovação. Porto: Edições Politema, 2022.
GRANOVETTER, M. S. Redes sociais e inovação organizacional: Uma análise aplicada. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2022.
LIMA, A. R.; PEREIRA, S. T. Processos de negócio e inovação em empresas de base tecnológica. São Paulo: Atlas, 2022.
LOPES, A. F.; MOREIRA, S. P. Modelagem ARIMA para previsão de demanda em ambientes empresariais. São Paulo: Saraiva, 2021.
LOPES, P. C.; NOGUEIRA, M. S. Personalização no ensino digital: A relevância da infraestrutura tecnológica. Porto Alegre: Edições Sulina, 2021.
MARTINS, C. J.; FERREIRA, M. C. Inovação organizacional e personalização em startups educacionais. São Paulo: Saraiva, 2021.
MARTINS, C. J.; SOUSA, R. T. Automação e eficiência em Startups digitais: Impactos no setor educacional. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2022.
MENDES, F. A.; OLIVEIRA, J. P. Testes de estresse em plataformas educacionais digitais: Avaliação da capacidade de escalabilidade. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
MENDES, F. A.; SILVA, J. C. Projeção de crescimento em startups educacionais: Uma análise preditiva. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
MENDES, F. A.; SOUZA, J. P. Ética na gestão de dados em plataformas educacionais digitais. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
MENDES, J. C.; COSTA, R. M. Educação a distância e o futuro da academia: Perspectivas e desafios. Lisboa: Universidade Aberta, 2023.
MORAIS, L. M.; FERREIRA, J. A. Aplicação de simulação de Monte Carlo em empresas de tecnologia. São Paulo: Blucher, 2022.
MOREIRA, A. P.; COSTA, L. F. Análise de satisfação em plataformas educacionais digitais: Impactos da personalização. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021.
MOREIRA, A. P.; COSTA, L. F. Aplicação do método hipotético-dedutivo em pesquisas organizacionais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021.
MOREIRA, A. P.; ROCHA, J. C. Atores e recursos em ambientes empresariais dinâmicos: Um estudo de caso sobre o setor educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 2021.
MOREIRA, J. F.; FERNANDES, C. L. Segurança e escalabilidade em plataformas de ensino digital: Um estudo sobre Startups de educação. Lisboa: Editora Luso-Brasileira, 2022.
MOREIRA, S. T.; GONÇALVES, F. A. Investimentos em TI e escalabilidade de plataformas digitais educacionais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021.
MORIN, E. Teoria da complexidade aplicada à inovação educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2021.
MOURA, L. M.; FERNANDES, G.; CUNHA, F. Plataformas integradas no ensino superior: Impactos na experiência do estudante. São Paulo: Unesp, 2022.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento em ambientes digitais. São Paulo: Atlas, 2020.
OLIVEIRA, F. C.; LIMA, R. S. Estratégias de inovação e gestão de recursos em Startups de tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2022.
OLIVEIRA, F. S.; MARTINS, G. C. Escalabilidade em startups educacionais: O papel da análise de capacidade. São Paulo: Bookman, 2021.
OLIVEIRA, M. J.; COSTA, R. C. Inovação e personalização no ensino digital: O papel das tecnologias emergentes. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 2022.
OLIVEIRA, M. J.; FERNANDES, R. C. Personalização no ensino digital: O impacto da IA no aumento de conversões. Porto Alegre: Bookman, 2021.
OLIVEIRA, T. A.; COSTA, F. P. Modelagem organizacional: Aplicações do 4EM em ambientes dinâmicos. São Paulo: Blucher, 2021.
PEREIRA, S. M.; COSTA, R. M. Análise de KPIs em startups digitais: Indicadores de desempenho e estratégias de crescimento. São Paulo: Atlas, 2021.
PEREIRA, S. M.; SILVA, J. T. Flexibilidade e rigor no método hipotético-dedutivo: Um estudo sobre organizações complexas. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.
PIRES, L. C.; MACHADO, F. A. Conceitos inovadores em Startups de educação digital: Um estudo sobre a aplicação prática. São Paulo: Blucher, 2021.
RIBEIRO, F. A.; COSTA, L. F. Previsão de crescimento em empresas digitais: O uso de modelos ARIMA. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2022.
RIBEIRO, F. J.; LIMA, T. J. Teste A/B e personalização em campanhas de marketing digital: Um estudo de caso. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
RIBEIRO, J. T.; SANTOS, M. P. A alocação de recursos humanos em startups: Uma análise da produtividade. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.
RIBEIRO, V. M.; TORRES, D. F. Alinhamento conceitual e estratégia organizacional: Impactos no crescimento de Startups educacionais. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 2022.
SANTOS, A. C.; MOREIRA, F. T. Regularidade em plataformas educacionais digitais: Um estudo sobre a importância da conformidade com cronogramas. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
SANTOS, M. C.; ALMEIDA, J. F. Personalização no ensino a distância: O impacto da IA na retenção de alunos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
SANTOS, M. C.; RIBEIRO, F. J. A influência da personalização por IA na satisfação dos alunos: Uma análise em startups educacionais. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
SANTOS, M. C.; ALMEIDA, J. F.; MOREIRA, L. S. Contextualização de inovações no ensino superior: A abordagem brasileira. São Paulo: Blucher, 2022.
SANTOS, M. R.; NOGUEIRA, J. C.; FREITAS, L. A. A abordagem sistêmica no desenvolvimento organizacional: O papel dos submodelos no 4EM. Porto Alegre: Sulina, 2022.
SILVA, R. M.; ALMEIDA, F. C. Eficiência organizacional e a gestão de processos em Startups educacionais. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.
SILVA, R. M.; COSTA, H. G. Startups de tecnologia educacional: Infraestrutura, requisitos técnicos e inovação. Rio de Janeiro: LTC, 2022.
SILVA, R. M.; MARTINS, G. L. Inovação e métodos de pesquisa em ambientes educacionais dinâmicos. São Paulo: Blucher, 2022.
SILVA, R. M.; SANTOS, G. A. Redes colaborativas no ensino superior: O papel das parcerias estratégicas. São Paulo: Blucher, 2022.
SILVA, R. M.; TORRES, D. L. Aplicação de simulação de Monte Carlo em Startups tecnológicas. São Paulo: Blucher, 2022.
SILVA, R. T.; RIBEIRO, J. C. Empreendedorismo e inovação em organizações educacionais. Porto Alegre: Sulina, 2021.
SILVA, R. T.; SANTOS, M. F.; NASCIMENTO, P. C. A personalização do ensino via IA: Um estudo empírico. Porto Alegre: Sulina, 2023.
VIEIRA, J. A.; COSTA, R. F. Inovação e personalização no ensino digital: Desafios e oportunidades para Startups. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2022.
ZHANG, Y.; WANG, X. Open Education and Distance Learning: Challenges and Opportunities. Beijing: Tsinghua University Press, 2021.