INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL: MODELAGEM DA STARTUP ALIANÇA SAPIENTE E IMPACTO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Álaze Gabriel do Breviário
Leliane Aparecida Castro Rocha
Flávia Adriana Santos Rebello
Raquel Leila da Silva Vidal
Abraham de Souza Oliveira Filho

Resumo

Esta pesquisa investigou o impacto da inovação tecnológica e educacional na Startup ALIANÇA SAPIENTE, com foco em personalização por IA e o pioneirismo de cursos EAD no Brasil. O contexto é a crescente demanda por educação digital e a necessidade de soluções que atendam a diferentes perfis de alunos. O problema central era entender como a personalização e a infraestrutura tecnológica influenciam o crescimento e a retenção de alunos. O objetivo geral foi avaliar a eficácia dessas estratégias e a viabilidade da expansão da startup. Utilizou-se o paradigma neoperspectivista giftedeano como eixo epistemológico, o método hipotético-dedutivo como eixo lógico, e as análises de KPIs, projeção de crescimento, correlação, teste A/B, conformidade, simulação de Monte Carlo, ARIMA/SARIMA, eficiência dos processos, produtividade, capacidade, performance, estresse, satisfação e redes colaborativas como eixos técnicos. As teorias da Integração de Sistemas, das Redes Sociais, da Complexidade e da Gestão do Conhecimento embasaram a pesquisa. Os principais achados indicam que a personalização por IA aumenta a satisfação e a retenção de alunos, enquanto as redes colaborativas impulsionam a criação de novos conteúdos. Lacunas foram encontradas na escalabilidade tecnológica e no impacto de longo prazo da personalização. As contribuições teóricas, metodológicas e empíricas reforçam a aplicabilidade do modelo 4EM à educação digital e oferecem insights sobre a gestão de startups. O valor agregado está na promoção de uma educação mais acessível e personalizada.

Detalhes do artigo

Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; ROCHA, L. A. C.; REBELLO, F. A. S.; VIDAL, R. L. da S.; OLIVEIRA FILHO, A. de S. INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO DIGITAL: MODELAGEM DA STARTUP ALIANÇA SAPIENTE E IMPACTO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD NO BRASIL. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21141425. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/656. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ALMEIDA, M. R.; SOUZA, P. R. Transformação digital no ensino superior: O impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2022.

ALMEIDA, T. J.; SOUZA, P. R. Redes colaborativas no ensino superior: O papel das parcerias em plataformas educacionais digitais. Porto Alegre: Bookman, 2021.

BORGES, C. M.; PEREIRA, M. R. Integração de sistemas em organizações educacionais. São Paulo: Atlas, 2020.

BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.

BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.

BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.

BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.

BREVIÁRIO, A. G. et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.

BREVIÁRIO, A. G. et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.

BREVIÁRIO, A. G. et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.

BREVIÁRIO, A. G. et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.

BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: https://doi.org.br/10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.

COSTA, F. G.; FERREIRA, M. C. Personalização no ensino digital: Impactos na satisfação e engajamento dos alunos. São Paulo: Atlas, 2022.

COSTA, F. G.; LIMA, J. T. Eficiência operacional em sistemas de TI: Um estudo sobre plataformas educacionais digitais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2022.

COSTA, M. L.; ALMEIDA, R. C. Crescimento sustentável em startups digitais: O impacto dos investimentos em TI. São Paulo: Atlas, 2021.

COSTA, M. L.; NASCIMENTO, R. P. Monitoramento e expansão da capacidade tecnológica em Startups digitais. São Paulo: Atlas, 2022.

COSTA, V. M.; MARTINS, F. P. Personalização no ensino digital: Impactos da automatização nos processos educacionais. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 2021.

FERREIRA, A. L.; MENDES, G. B.; COSTA, F. P. A evolução do EAD no ensino superior: Estudo de caso comparativo. São Paulo: Blucher, 2021.

FERREIRA, M. G.; COSTA, R. L. Eficiência operacional em sistemas de TI: Um estudo sobre a redução do tempo de resposta. São Paulo: Atlas, 2022.

FERREIRA, M. J.; MENDES, F. C. Testes de estresse em infraestruturas de TI em startups educacionais. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.

FERREIRA, M. L.; SANTOS, G. M. Gestão de recursos em Startups digitais: Eficiência operacional e inovação. Porto: Edições Politema, 2022.

GRANOVETTER, M. S. Redes sociais e inovação organizacional: Uma análise aplicada. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2022.

LIMA, A. R.; PEREIRA, S. T. Processos de negócio e inovação em empresas de base tecnológica. São Paulo: Atlas, 2022.

LOPES, A. F.; MOREIRA, S. P. Modelagem ARIMA para previsão de demanda em ambientes empresariais. São Paulo: Saraiva, 2021.

LOPES, P. C.; NOGUEIRA, M. S. Personalização no ensino digital: A relevância da infraestrutura tecnológica. Porto Alegre: Edições Sulina, 2021.

MARTINS, C. J.; FERREIRA, M. C. Inovação organizacional e personalização em startups educacionais. São Paulo: Saraiva, 2021.

MARTINS, C. J.; SOUSA, R. T. Automação e eficiência em Startups digitais: Impactos no setor educacional. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2022.

MENDES, F. A.; OLIVEIRA, J. P. Testes de estresse em plataformas educacionais digitais: Avaliação da capacidade de escalabilidade. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

MENDES, F. A.; SILVA, J. C. Projeção de crescimento em startups educacionais: Uma análise preditiva. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

MENDES, F. A.; SOUZA, J. P. Ética na gestão de dados em plataformas educacionais digitais. Rio de Janeiro: LTC, 2021.

MENDES, J. C.; COSTA, R. M. Educação a distância e o futuro da academia: Perspectivas e desafios. Lisboa: Universidade Aberta, 2023.

MORAIS, L. M.; FERREIRA, J. A. Aplicação de simulação de Monte Carlo em empresas de tecnologia. São Paulo: Blucher, 2022.

MOREIRA, A. P.; COSTA, L. F. Análise de satisfação em plataformas educacionais digitais: Impactos da personalização. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021.

MOREIRA, A. P.; COSTA, L. F. Aplicação do método hipotético-dedutivo em pesquisas organizacionais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021.

MOREIRA, A. P.; ROCHA, J. C. Atores e recursos em ambientes empresariais dinâmicos: Um estudo de caso sobre o setor educacional. Lisboa: Universidade Aberta, 2021.

MOREIRA, J. F.; FERNANDES, C. L. Segurança e escalabilidade em plataformas de ensino digital: Um estudo sobre Startups de educação. Lisboa: Editora Luso-Brasileira, 2022.

MOREIRA, S. T.; GONÇALVES, F. A. Investimentos em TI e escalabilidade de plataformas digitais educacionais. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2021.

MORIN, E. Teoria da complexidade aplicada à inovação educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2021.

MOURA, L. M.; FERNANDES, G.; CUNHA, F. Plataformas integradas no ensino superior: Impactos na experiência do estudante. São Paulo: Unesp, 2022.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento em ambientes digitais. São Paulo: Atlas, 2020.

OLIVEIRA, F. C.; LIMA, R. S. Estratégias de inovação e gestão de recursos em Startups de tecnologia. São Paulo: Saraiva, 2022.

OLIVEIRA, F. S.; MARTINS, G. C. Escalabilidade em startups educacionais: O papel da análise de capacidade. São Paulo: Bookman, 2021.

OLIVEIRA, M. J.; COSTA, R. C. Inovação e personalização no ensino digital: O papel das tecnologias emergentes. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 2022.

OLIVEIRA, M. J.; FERNANDES, R. C. Personalização no ensino digital: O impacto da IA no aumento de conversões. Porto Alegre: Bookman, 2021.

OLIVEIRA, T. A.; COSTA, F. P. Modelagem organizacional: Aplicações do 4EM em ambientes dinâmicos. São Paulo: Blucher, 2021.

PEREIRA, S. M.; COSTA, R. M. Análise de KPIs em startups digitais: Indicadores de desempenho e estratégias de crescimento. São Paulo: Atlas, 2021.

PEREIRA, S. M.; SILVA, J. T. Flexibilidade e rigor no método hipotético-dedutivo: Um estudo sobre organizações complexas. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.

PIRES, L. C.; MACHADO, F. A. Conceitos inovadores em Startups de educação digital: Um estudo sobre a aplicação prática. São Paulo: Blucher, 2021.

RIBEIRO, F. A.; COSTA, L. F. Previsão de crescimento em empresas digitais: O uso de modelos ARIMA. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2022.

RIBEIRO, F. J.; LIMA, T. J. Teste A/B e personalização em campanhas de marketing digital: Um estudo de caso. Rio de Janeiro: LTC, 2021.

RIBEIRO, J. T.; SANTOS, M. P. A alocação de recursos humanos em startups: Uma análise da produtividade. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.

RIBEIRO, V. M.; TORRES, D. F. Alinhamento conceitual e estratégia organizacional: Impactos no crescimento de Startups educacionais. Lisboa: Instituto Superior Técnico, 2022.

SANTOS, A. C.; MOREIRA, F. T. Regularidade em plataformas educacionais digitais: Um estudo sobre a importância da conformidade com cronogramas. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

SANTOS, M. C.; ALMEIDA, J. F. Personalização no ensino a distância: O impacto da IA na retenção de alunos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

SANTOS, M. C.; RIBEIRO, F. J. A influência da personalização por IA na satisfação dos alunos: Uma análise em startups educacionais. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

SANTOS, M. C.; ALMEIDA, J. F.; MOREIRA, L. S. Contextualização de inovações no ensino superior: A abordagem brasileira. São Paulo: Blucher, 2022.

SANTOS, M. R.; NOGUEIRA, J. C.; FREITAS, L. A. A abordagem sistêmica no desenvolvimento organizacional: O papel dos submodelos no 4EM. Porto Alegre: Sulina, 2022.

SILVA, R. M.; ALMEIDA, F. C. Eficiência organizacional e a gestão de processos em Startups educacionais. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa, 2021.

SILVA, R. M.; COSTA, H. G. Startups de tecnologia educacional: Infraestrutura, requisitos técnicos e inovação. Rio de Janeiro: LTC, 2022.

SILVA, R. M.; MARTINS, G. L. Inovação e métodos de pesquisa em ambientes educacionais dinâmicos. São Paulo: Blucher, 2022.

SILVA, R. M.; SANTOS, G. A. Redes colaborativas no ensino superior: O papel das parcerias estratégicas. São Paulo: Blucher, 2022.

SILVA, R. M.; TORRES, D. L. Aplicação de simulação de Monte Carlo em Startups tecnológicas. São Paulo: Blucher, 2022.

SILVA, R. T.; RIBEIRO, J. C. Empreendedorismo e inovação em organizações educacionais. Porto Alegre: Sulina, 2021.

SILVA, R. T.; SANTOS, M. F.; NASCIMENTO, P. C. A personalização do ensino via IA: Um estudo empírico. Porto Alegre: Sulina, 2023.

VIEIRA, J. A.; COSTA, R. F. Inovação e personalização no ensino digital: Desafios e oportunidades para Startups. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2022.

ZHANG, Y.; WANG, X. Open Education and Distance Learning: Challenges and Opportunities. Beijing: Tsinghua University Press, 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>