ANÁLISE DO PERFIL CONSUMIDOR DE CERVEJA ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS

Conteúdo do artigo principal

Álaze Gabriel do Breviário
Taís dos Santos Andrade
Flávia Adriana Santos Rebello
Raquel Leila da Silva Vidal
Abraham de Souza Oliveira Filho

Resumo

Esta pesquisa investigou o comportamento de consumo de cerveja via aplicativos de “delivery”, considerando diferenças geracionais e motivações dos usuários. Seu objetivo geral foi identificar e analisar os padrões de consumo de cerveja em plataformas digitais, com foco nas diferenças geracionais e na experiência do usuário em aplicativos de “delivery”. Foram aplicadas análises estatísticas como análise descritiva, correlacional, regressão logística, teste qui-quadrado e análise de componentes principais (PCA). A PCA revelou que os dois primeiros componentes explicam 69,66% da variação total, destacando a importância da idade e frequência de consumo. Os resultados indicam que consumidores jovens e frequentes têm maior probabilidade de usar aplicativos. A preferência pelo Zé “delivery”, conveniência e promoções foram fatores decisivos, e a lealdade à marca Heineken destacou-se. A regressão logística mostrou que a frequência de consumo influencia a adoção de plataformas, enquanto o teste qui-quadrado reforçou a relação entre frequência e uso de aplicativos. Contribuições teóricas ampliam o conhecimento sobre consumo digital, enquanto os resultados empíricos sugerem estratégias de marketing direcionadas. Apesar das limitações metodológicas e amostrais, a pesquisa oferece insights valiosos para o marketing digital e futuras investigações no setor de bebidas.

Detalhes do artigo

Como Citar
BREVIÁRIO, Álaze G. do; ANDRADE, T. dos S.; REBELLO, F. A. S.; VIDAL, R. L. da S.; OLIVEIRA FILHO, A. de S. ANÁLISE DO PERFIL CONSUMIDOR DE CERVEJA ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 21, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n21131325. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/655. Acesso em: 19 abr. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ALVAREZ, J. M. História do vinho e da cerveja. São Paulo, SP: Editora Perspectiva, 2002.

ALVAREZ, M. La cocina como patrimonio (in) tangible. In: MARONESE, I. (Org.). Primeras jornadas de patrimonio gastronómico. 2002. Rev. (Port. ed., Online), v. 12, n. 2, p. 49-69, 2002.

ALVAREZ, M. S. A alimentação e seus rituais: ensaios de antropologia da alimentação. São Paulo, SP: Senac, 2002.

ANDERSON, T.; LEE, H. Consumer transitions to digital platforms: A study on frequent buyers in the alcohol industry. Digital Marketing Journal, v. 18, n. 3, p. 55-68, 2020.

ANDERSON, T.; LEE, H. Consumer behavior in the digital alcohol market: A PCA approach. Journal of Digital Commerce, v. 28, n. 4, p. 121-139, 2021.

BEJTKOVSKY, J. The current generations: The baby boomers, X, Y and Z in the context of human capital management of the 21st century in selected corporations in the Czech Republic. Journal of Competitiveness, v. 8, n. 4, p. 105-123, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.7441/jo-c.2016.04.07.

BEJTKOVSKY, J. The employees of baby boomers generation, generation X, generation Y and generation Z in selected Czech corporations as conceivers of development and competitiveness in their corporation. Journal of Competitiveness, v. 8, n. 4, p. 105-123, 2016.

BEJTKOVSKY, J. The Generation Y's expectations for work-life balance: A comparison with the generation X and Baby Boomers. E&M Economics and Management, v. 19, n. 1, p. 93-104, 2016.

BLATTBERG, R. C.; EPPEN, G. D.; LIEBERMAN, J. Retail promotions and consumer behavior. New York: Routledge, 2021.

BOONSIRITOMACHAI, W.; PHONTHANUKITITHAWORN, C. Factors influencing customers' decisions to adopt online food “delivery” services in Thailand. Journal of Foodservice Business Research, v. 24, n. 4, p. 381-396, 2021.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n° 54, de 18 de novembro de 2009. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspe-cao/produtos-vegetal/legislacao-1/instrucoes-normativas/2009/instrucao-normativa-no-54-de-18-de-novembro-de-2009. Acessado em: Ago. 2024.

BRASIL. Dados econômicos do setor de bebidas alcoólicas. Ministério da Fazenda, Brasília, DF, 2009.

BRASIL. Decreto n. 6871, de 04 de junho de 2009. Regulamenta a Lei n. 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6871.htm. Acessado em: Ago. 2024.

BREVIÁRIO, A. G. Os três pilares da metodologia da pesquisa científica: o estado da arte. Curitiba PR: Editora e Livraria Appris, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. Fluxo de caixa descontado aplicado a operações de fusões e aquisições: uma revisão sistemática da produção científica nacional. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 2, p. 67-88, 2022a.

BREVIÁRIO, Á. G. As dimensões micro e macroeconômicas da fusão de ações Itaú-Unibanco. Revista Aten@, v. 2, n. 4, p. 47-66, 2022b. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual. com.br/index.php/gestaoenegocios/article/view/1067. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. Bases fundantes das principais abordagens paradigmáticas nos EO. In: Anais... Congresso Brasileiro de Administração, CONVIBRA. 2023a. Disponível em: https://convibra.org/publicacao/28304/. Acessado em: Jun. 2024.

BREVIÁRIO, A. G. O Uso Da Estatística Na Pesquisa Educacional Brasileira. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 6, p. 1-12, 2023b.

BREVIÁRIO, Á. G. Fusões e aquisições: uma revisão da literatura. Aten@ - Revista Digital de Gestão & Negócios, v. 1, p. 1-26, 2023c.

BREVIÁRIO, A. G. Altas Habilidades/Superdotação: Procedimentos De Identificação. Ágor@ Revista Acadêmica De Formação De Professores, v. 7, p. 1-15, 2024.

BREVIÁRIO, A. G. et al. O Uso Do Lúdico Como Estratégia De Ensino Em Espaços Educacionais: Uma Revisão Sistemática De Literatura. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 63, 2024a.

BREVIÁRIO, A. G. et al. HQs Como Recurso Metodológico No Ensino De Biologia: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024b.

BREVIÁRIO, A. G. et al. Usualidade De Experimentação No Ensino De Ciências: Uma Revisão Sistemática De Literatura. In: Anais… PUBLICATION: Instituto Thetona, a ciência que impulsiona, 2024, São Paulo. São Paulo: Instituto Thetona, 2024c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Tipos-níveis de superdotação: uma proposta teórica. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5249, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-130. Acessado em: Nov. 2024d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Funções de um bom docente no ensino superior: uma revisão da literatura. Revista Observatório De La Economía Latinoamericana, [S. l.], v. 22, n. 6, p. e5502, 2024. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/oelv22n6-250. Acessado em: Nov. 2024e.

BREVIÁRIO, A. G. et al. Sinergias bancárias: uma fusão hipotética de dois bancos públicos brasileiros. REAd – Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 30, n. 2, p. 1127-1161, 2024f. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.408.136176.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Big data e inteligência artificial na administração pública: avanços e desafios na formulação e análise de políticas públicas. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024g, v. 1, p. 65-79.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Disparidades regionais e políticas públicas na identificação de superdotados: uma análise estatística sobre fatores determinantes e desafios educacionais. In: Building bridges to learning: Innovation and pedagogical practices. 1ed. CURITIBA-PR: Editora Observatório de la Economía Latino Americano, 2024h, v. 1, p. 150-180.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Metas físicas e o aprimoramento do controle de entregas no orçamento público. In: REBELLO, F. A. S.; BRANCO, F. A. C. (Org.). Iniciativas e boas práticas na administração pública. 1ed. CARIACICA-ES: Editora Manual, 2024i, v. 1, p. 48-64.

BREVIÁRIO, Á. G.; PEREIRA, B. S. Fluxo de caixa descontado: valoração de um supermercado hipotético de capital fechado. Revista Organização Sistêmica, v. 10, p. 40-57, 2021.

BREVIÁRIO, Á. G. do; OLIVEIRA, I. M. C. Produção científica mundial sobre os impactos ao compliance em razão do home office: uma busca na Scopus (1987-2023). Revista Organização Sistêmica, v. 12, p. 1-16, 2024.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolviento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025a.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos psicossociais para avaliação e diagnóstico da superdotação sexual no contexto educacional brasileiro. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025b.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de um instrumento multidimensional para avaliação e diagnóstico de superdotação: uma abordagem integrativa para os tipos acadêmico, criativo-produtivo, metafísico-espiritual, sexual e bulk. No prelo. Cariacica-ES: Editora Manual, 2025c.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica da teoria da predestinação: estratégias metodológicas, instrumentos psicoterapêuticos e análise de confiabilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14425, 2025d. Disponível em: https://doi.org.br/10.55-905/revconv. 18n.1-103. Acessado em: Fev. 2025d.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Teoria da predestinação: uma abordagem multidimensional sobre destino, livre-arbítrio e previsibilidade. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14426, 2025e. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-104. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Diretrizes para a exploração científica da predestinação, previsibilidade e imutabilidade da vida humana e suas implicações cognitivas e sociais: hipóteses e protocolos. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e14427, 2025f. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.1-105. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Validação empírica de instrumentos para avaliação da superdotação metafísico-espiritual: desenvolvimento, aplicação e análise psicométrica no contexto educacional brasileiro. Contribuciones a las ciencias sociales, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e15623, 2025g. Disponível em: https://doi.org.br/10.55905/revconv.18n.2-280. Acessado em: Fev. 2025.

BREVIÁRIO, Á. G. et al. Horizontes Da Superdotação: O Marco Bulk E A Evolução Das Altas Habilidades. ARACÊ , [S. l.], v. 7, n. 1, p. 2786–2801, 2025h. Disponível em: 10.56238/arev7n1-170. Acessado em: Fev. 2025.

CAHALAN, D.; CISIN, I. H.; CROSSLEY, H. M. American drinking practices: a national study of drinking behavior and attitudes. New York: Rutgers University, 1969.

CAVAZOTTE, F.; LEMOS, A. H. C.; VIEIRA, A. M. Liderança e novas gerações: desafios para gestores. Revista de Administração Contemporânea, v. 16, n. 2, p. 261-279, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000200006.

CAVAZOTTE, F.; LEMOS, A. H. C.; VILLADSEN, K. A Geração Y no trabalho: Expectativas, comportamento e gestão. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2012.

CHEN, J.; WANG, X.; LI, J. Understanding consumer behavior in e-commerce: Correlation analysis and predictive models. Journal of Business Research, v. 120, p. 222-233, 2020.

CHEN, Z.; LIU, L.; HITT, L. M. Measuring the effects of online customer reviews on product sales: The moderating role of product and consumer characteristics. Journal of Marketing Research, v. 58, n. 3, p. 462-475, 2021.

COSTA, P. R. et al. Barreiras ao uso de aplicativos de “delivery” no consumo digital. São Paulo, SP: Editora Universitária, 2021.

CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks, Califórnia: SAGE Publications, 2014.

EISENHARDT, K. M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989.

EUROMONITOR INTERNATIONAL. Heineken: A market leader in the Brazilian beer industry. London: Euromonitor International, 2022.

FISCHER, C. Commensality, society and culture. Social Science Information, v. 50, n. 3-4, p. 528–548, 2011.

FISCHLER, C. El (h)omnívoro: el gusto, la cocina y el cuerpo. Barcelona: Anagrama, 1995.

FLICK, U. An Introduction to Qualitative Research. Thousand Oaks, Califórnia: SAGE Publications, 2018.

FORZA, C. Survey research in operations management: a process-based perspective. International Journal of Operations and Production Management, v. 22, n. 2, p. 152-194, 2002.

FREIRE, A. R.; LEMOS, A. Comportamento do consumidor na era digital. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

GLASS, A. Understanding generational differences for competitive success. Industrial and Commercial Training, v. 39, n. 2, p. 98-103, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1108/00197850710732424.

GLASS, S. Digital natives, digital immigrants: A new way to look at ourselves and our kids. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2007. Emerald Group Publishing Limited, New York, NY, EUA.

GOMES, F.; OLIVEIRA, M. A. Segmentação de mercado no consumo de bebidas alcoólicas: Uma análise demográfica. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2021.

GUpta, A.; RAMACHANDRAN, K. Online consumer behavior: The influence of online customer reviews. International Journal of Research in Marketing, v. 38, n. 3, p. 555-574, 2021.

HAIR, J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C. M.; SARSTEDT, M. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Thousand Oaks, Califórnia: SAGE Publications, 2020.

HOYER, W. D.; MACINNIS, D. J.; PIETERS, R. Consumer behavior. Boston, Massachusetts: Cengage Learning, 2020.

JACKSON, M. C.; BABOR, T. F.; AGARDH, E. How drinking occasions influence the consumption of alcohol: An analysis of online drinking diaries. Addiction, v. 116, n. 6, p. 1489-1497, 2021.

JOHNSON, M.; WANG, J.; LEE, S. Consumer behavior in digital commerce: Regression models and their applications. Journal of Digital Marketing Research, v. 12, n. 4, p. 102-120, 2020.

JOHNSON, M.; WANG, Y.; LEE, S. Dimensionality reduction in consumer studies: Applying PCA in digital platforms. Consumer Research Review, v. 19, n. 2, p. 67-80, 2022.

KEANE, M.; WILLETT, J. The supermarket and its role in society. Journal of Consumer Culture, v. 21, n. 1, p. 3-22, 2021.

KELLER, K. L.; KOTLER, P. Marketing Management. Boston, Massachusetts: Pearson, 2019.

KUMAR, V.; NAYAK, J. K. Understanding the determinants of online purchase intention: A technology acceptance model perspective. Journal of Research in Interactive Marketing, v. 15, n. 3, p. 448-473, 2021.

KUMAR, V.; SHAH, D. Building and sustaining profitable customer loyalty for the 21st century. Journal of Retailing, v. 97, n. 1, p. 28-43, 2021.

LEE, J.; LEE, M. The impact of discount frequency and magnitude on consumers’ perceptions and behaviors in online retailing. Electronic Commerce Research and Applications, v. 46, p. 101022, 2021.

LINDBLOM, A.; KAJALO, S.; MITRONEN, L. The effect of retail channel choice on consumer brand preference and purchase behavior. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 60, p. 102428, 2021.

LU, Y.; XIE, X.; ZHANG, C. The effect of online price comparison on consumer behavior: The moderating role of perceived risk. Journal of Business Research, v. 134, p. 427-439, 2021.

MARTINS, L.; COSTA, S. Fatores que influenciam a compra de cerveja por aplicativos. Salvador, BA: EDUFBA, 2019.

MCCARTHY, L.; PIETERS, R. Gender Differences in Preferences for Beer: Evidence from a Choice Experiment. Journal of Consumer Research, v. 47, n. 4, p. 601-620, 2020.

MCCONNELL, A. R.; BROWN, C. M. The Beer-drinking Woman: Gender Stereotypes and Social Identity Theory. Social Psychology Quarterly, v. 84, n. 1, p. 5-22, 2021.

MEYER-WAARDEN, L. The impact of loyalty programs on customer retention and customer lifetime value. Journal of Retailing, v. 97, n. 1, p. 44-54, 2021.

MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M.; SALDANA, J. Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. Thousand Oaks, Califórnia: SAGE Publications, 2014.

MORADO, A. A Economia da cerveja no Brasil. São Paulo, SP: FGV, 2011.

MORADO, A. O mercado cervejeiro no Brasil: uma análise econômica. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 49, n. 1, p. 65-80, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-20032011000100004.

MORADO, R. Larousse da Cerveja (1. ed.). São Paulo, SP: Larousse do Brasil, 2011.

NGUYEN, T. D.; GHADIRIAN, H.; LINDQUIST, C. Consumer trust and the effect of COVID-19 on online food purchasing intentions. Journal of Business Research, v. 128, p. 411-420, 2021.

NOGUEIRA, T.; FREITAS, R. Estratégias de fidelização no comércio eletrônico de bebidas. Curitiba, PR: Editora UFPR, 2020.

O'CASS, A.; HEIRATI, N. In-store promotional tactics and their impact on brand choice: The role of brand equity. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 58, p. 102317, 2021.

OLIVEIRA, M. J.; DIAS, L. R.; SILVA, E. M. The Brazilian beer market: structure, performance, and competitiveness. Journal of Agribusiness in Developing and Emerging Economies, v. 11, n. 2, p. 164-184, 2021.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, v. 67, n. 1, p. 12-40, 2021.

PARSA, H. G.; GREGORY, A.; TERRY, M. Understanding consumer behavior in foodservice industry: A synthesis and empirical investigation. International Journal of Hospitality Management, v. 95, p. 102939, 2021.

PATTON, M. Q. Qualitative Research Evaluation Methods: Integrating Theory and Practice. Thousand Oaks, Califórnia: SAGE Publications, 2015.

ROBSON, C.; MCCARTAN, K. Real World Research. London: Wiley, 2016.

ROGERS, E. M.; MARTIN, S. P. The diffusion of innovations in the digital age. Information Systems Research, v. 32, n. 1, p. 39-57, 2021.

SANTIBÁÑEZ, C.; BRAVO, C.; RIQUELME, H. Consumer preferences for sustainable beer packaging: Evidence from Chile. Journal of Cleaner Production, v. 320, p. 128852, 2021.

SANTOS, J. A. Como fazer cerveja. São Paulo, SP: Três, 1985.

SANTOS, L. F.; ALMEIDA, R. M. Experiência do usuário em plataformas de e-commerce. Florianópolis, SC: Editora UFSC, 2022.

SEIDERS, K.; VOSS, G. B.; GREWAL, D. The impact of convenience on customer satisfaction and behavioral intentions. Journal of Service Research, v. 24, n. 2, p. 154-170, 2021.

SHARP, B.; SHARP, A. Loyalty programs and their impact on repeat purchase behavior. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 61, p. 102581, 2021.

SILVA, J.; LIMA, T. Preferências de compra de bebidas em plataformas digitais. Porto Alegre, RS: UFRGS Press, 2020.

SMITH, A.; ANDERSON, M.; MASSARA, F. Online shopping and “delivery” behaviors during COVID-19: An investigation into social distancing and panic buying. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 59, p. 102562, 2021.

SMITH, J.; TAYLOR, P.; LIU, H. The role of sample size in behavioral research: A review. International Journal of Behavioral Studies, v. 15, n. 1, p. 102-115, 2021.

SMITH, J.; WANG, Y.; JOHNSON, L. Frequency and platform choice in digital alcohol purchases. International Journal of Consumer Research, v. 24, n. 2, p. 143-160, 2021.

SOBAL, J. Sociability and meals: Facilitation, commensality and interaction. In: MEISELMAN, H. E. (Ed.). Dimensions of the Meal: The Science, Culture, Business and Art of Eating. New York, NY: Aspen Publication, 2000.

SOLOMON, M. R.; RUSSELL-BENNETT, R.; PREVITE, J. Consumer Behaviour: Buying, Having, and Being. Melbourne, Vitória: Pearson, 2021.

TAPSCOTT, D. A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Rio de Janeiro, RJ: Agir Negócios, 2010.

TAPSCOTT, D. Grown up digital: how the net generation is changing your world. New York, NY: McGraw-Hill, 2010.

TUTEN, J. Commensality: The Essential concept of Food Studies. New York, NY: McGraw-Hill, 2020.

TUTEN, T. L. Social Media Marketing. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2020.

VASCONCELOS, F. C. Consumo e Cultura: Novos caminhos para a pesquisa. Revista de Administração de Empresas, v. 50, n. 2, p. 150-160, 2010.

VASCONCELOS, K. C. A geração Y e as suas âncoras de carreira. Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 8, n. 1, p. 1-15, 2010.

VASCONCELOS, M. F. O comportamento das gerações no mercado de trabalho: uma análise comparativa entre Baby Boomers, Geração X, Y e Z. São Paulo, SP: Saraiva, 2010.

VERHOEF, P. C.; KANNAN, P. K.; INMAN, J. J. From Multi-Channel Retailing to Omni-Channel Retailing: Introduction to the Special Issue on Multi-Channel Retailing. Journal of Retailing, v. 97, n. 1, p. 1-6, 2021.

WAKEFIELD, K. L.; INMAN, J. J. Retail promotional strategy: Understanding the role of discounts and loyalty programs. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 29, n. 4, p. 394-409, 2021.

WANG, Z.; ZHANG, Z.; TANG, Y. Consumer behavior in the beer industry: Evidence from China. Journal of Consumer Marketing, v. 39, n. 2, p. 179-190, 2022.

WERLANG, A. M. Consumo consciente e as gerações: uma análise sobre o comportamento do consumidor. Porto Alegre, RS: PUC-RS, 2022.

WERLANG, B. L.; TESSARO, I.; WERLANG, N. B. Decisão de compra de cervejas artesanais: um estudo do perfil dos consumidores. Revista Conexão, v. 10, n. 1, p. 357-382, 2022.

WERLANG, M. O Mercado de cervejas e as novas tendências de consumo. São Paulo, SP: Editora Senac, 2022.

YI, Y.; JEON, H. The effect of loyalty programs on value and satisfaction: Evidence from the beer industry. Journal of Business Research, v. 125, p. 183-193, 2021.

YIN, R. K. Case Study Research and Applications: Design and Methods. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 2018.

ZHANG, Q.; YU, H. Behavioral insights into digital consumption patterns. Marketing Science Review, v. 14, n. 6, p. 94-110, 2021.

ZHANG, Q.; YU, H. Correlational patterns in digital marketing and consumer engagement. Marketing Science, v. 39, n. 6, p. 1121-1137, 2021.

ZHENG, J.; LIN, Y.; ZHU, X. A study on the adoption of mobile apps in the beer industry: Evidence from China. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 64, p. 102755, 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>