DISCURSO SOBRE A LEITURA: UMA ANÁLISE ARQUEOGENEALÓGICA ACERCA DO DESEMPENHO DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO 2º DO ENSINO FUNDAMENTAL TOCANTINENSE

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Thiago Barbosa Soares

Resumo

Este artigo possui o objetivo de apreender as relações de saber-poder no enunciado intitulado “Tocantins celebra avanço de mais de 20% no desempenho de leitura dos estudantes do 2º do Ensino Fundamental” (GAZETA DO CERRADO, 2025), publicado em 29 de janeiro de 2025 no portal virtual Gazeta do Cerrado. Com vistas a facilitar a visualização do empreendimento a ser realizado nesta investigação, apresentam-se as seções que compõem este texto, acompanhadas de uma breve síntese de seus conteúdos. Aparato teórico-metodológico: rede conceitual na qual são recenseadas as noções de enunciado, de formação discursiva e de episteme. Uma análise arqueogenealógica acerca do desempenho de leitura na qual os operadores mencionados são postos em marcha no processo de descrição e interpretação das relações de poder-saber na notícia sob exame. Como síntese dos resultados obtidos, encontraram-se o enunciado, no interior do qual o processo enunciativo-argumentativo não permitiu esclarecimentos acerca da própria leitura e seus métodos de verificação, uma formação discursiva governista orientando as relações de saber-poder constituintes do enunciado para esse ocupar o lugar de uma propaganda política favorável à atual gestão, e uma episteme construtivista segundo a qual a leitura, como uma construção sociointeracionista, possui um gradiente de espessura e, por consequência, estágios, que precisam apenas da condução escolar para dar vazão ao sujeito leitor fluente.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOARES, T. B. DISCURSO SOBRE A LEITURA: UMA ANÁLISE ARQUEOGENEALÓGICA ACERCA DO DESEMPENHO DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO 2º DO ENSINO FUNDAMENTAL TOCANTINENSE. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 4, n. 20, 2025. DOI: 10.56166/remici.v4n20252525. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/611. Acesso em: 2 abr. 2025.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, UFSCar

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448-0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. Atualmente é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

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