DISCURSO SOBRE A LEITURA: UMA ANÁLISE ARQUEOGENEALÓGICA ACERCA DO DESEMPENHO DE LEITURA DOS ESTUDANTES DO 2º DO ENSINO FUNDAMENTAL TOCANTINENSE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo possui o objetivo de apreender as relações de saber-poder no enunciado intitulado “Tocantins celebra avanço de mais de 20% no desempenho de leitura dos estudantes do 2º do Ensino Fundamental” (GAZETA DO CERRADO, 2025), publicado em 29 de janeiro de 2025 no portal virtual Gazeta do Cerrado. Com vistas a facilitar a visualização do empreendimento a ser realizado nesta investigação, apresentam-se as seções que compõem este texto, acompanhadas de uma breve síntese de seus conteúdos. Aparato teórico-metodológico: rede conceitual na qual são recenseadas as noções de enunciado, de formação discursiva e de episteme. Uma análise arqueogenealógica acerca do desempenho de leitura na qual os operadores mencionados são postos em marcha no processo de descrição e interpretação das relações de poder-saber na notícia sob exame. Como síntese dos resultados obtidos, encontraram-se o enunciado, no interior do qual o processo enunciativo-argumentativo não permitiu esclarecimentos acerca da própria leitura e seus métodos de verificação, uma formação discursiva governista orientando as relações de saber-poder constituintes do enunciado para esse ocupar o lugar de uma propaganda política favorável à atual gestão, e uma episteme construtivista segundo a qual a leitura, como uma construção sociointeracionista, possui um gradiente de espessura e, por consequência, estágios, que precisam apenas da condução escolar para dar vazão ao sujeito leitor fluente.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
DELEUZE, G. Foucault. Tradução. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2017.
FOUCAULT, M. Sobre a História da sexualidade. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2000. p. 363-406.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução. Salma Tannus Muchail. 9 ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2007.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 18 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução. Luiz Felipe Baeta Neves. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MINOGUE, K. A mente servil: como a democracia solapa a vida moral. Tradução. Pedro Sette-Câmara. São Paulo: É Realizações, 2019.
PERISSÉ, G. Elogios do leitor. Barueri, SP: Manole, 2005.
PONTE, J. C. Leitura: identidade e inserção social. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, E. O Brasil que lê menos: pesquisa aponta perda de quase 7 milhões de leitores em 4 anos; veja raio X. G1. 19/11/2024. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia-/2024/11/19/o-brasil-que-le-menos-pesquisa-aponta-que-pais-perdeu-quase-7-milhoes-de-leitores-em-4-anos-veja-raio-x.ghtml. Acessado em: Fev. 2025.
SEDUC-TO. Programa Vamos Ler. 2016. Disponível em: https://www.to.gov.br/seduc/programa-vamos-ler/3bpaopyddh2k. Acessado em: Fev. 2025.
SOARES, M. Alfabetização e letramento. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, T. B. Percurso linguístico: Conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SOARES, T. B. O espaço do livro e as novas tecnologias: problematização contemporânea da leitura. Revista Ensaios Pioneiros, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.24933/rep.v7i1.297. Disponível em: https://ensaiospioneiros.usf.edu.br/ensaios/article/view/297. Acessado em: Fev. 2025.
SOARES, T. B.; BOUCHER, D. F. Discursos do Norte: projeções identitárias, apagamentos e interpelações em redes de dizeres sobre o Tocantins. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.
SOARES, T. B.; BOUCHER, D. F. Projeções discursivas do Norte: efeitos de resistência, conscientização e consolidação identitária do Tocantins. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024.
GAZETA DO CERRADO. Tocantins celebra avanço de mais de 20% no desempenho de leitura dos estudantes do 2º do ensino fundamental. 2025. Disponível em: https://gazetadocerrado.com-.br/tocantins/tocantins-celebra-avanco-de-mais-de-20-no-desempenho-de-leitura-dos-estudantes-do-2o-do-ensino-fundamental/#:~:text=O%20Governo%20do%20Tocantins%20divulgou,n%C3%AD-veis%20esperados%20para%20esta%20etapa. Acessado em: Fev. 2025.