OS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA COMO UMA SOLUÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO: O GRAU TECNÓLOGO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A formação profissional é fator diferencial para as pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho. Assim, este artigo acadêmico apresenta um breve histórico do surgimento da educação no Brasil durante o período do descobrimento, perpassando pelas suas origens, bem como as primeiras políticas públicas até as atuais, mobilizações e medidas adotadas que possibilitaram a prosperidade da educação profissionalizante desde o surgimento de instituições como os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), até a aplicação dos cursos superiores de tecnologia através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs). Analisando a aplicação deste conceito moderno de educação profissional, percebe-se que a busca por este tipo de formação se dá por pessoas que buscam uma formação rápida e objetiva para realização de atividades específicas e dirigidas que atendam as demandas atuais para o mercado de trabalho. Portanto, entender esta nova característica do saber é acompanhar as novas formas de educação no país e, com o estado crítico mundial que se enfrentou devido a pandemia da COVID-19, os às novas formas de educar à distância, remota e hibridamente.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALVES, G. L. História das Idéias Pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação. vol. 13. nº 37. Rio de Janeiro. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext-&pid=S1413-24782008000100016. Acessado em: Out. 2016.
ARAÚJO, M. Jr. A Reestruturação do Ensino Superior no Regime Militar de 1964 a 1968. 2010. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-reestruturacao-ensino-supe-rior-no-regime-militar-.htm. Acessado em: Out. 2016.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação à Distância no Brasil: Políticas Públicas e Democratização do Acesso ao Ensino Superior. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/e-dur/a/L8pKJVB44tLnp5rTzNB3SvC/?lang=pt#. Acessado em: Fev. 2024.
BARONE, I. Como ficou o plano de Bolsonaro para afastar a influência da esquerda na educação. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/o-que-bolsonaro-fez-na-educacao-2019/. Acessado em: Fev. 2024.
BRANDÃO, M. Cursos superiores de tecnologia: democratização do acesso ao ensino superior?. Revista Trabalho Necessário, v. 5, n. 5, 14 dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4607. Acessado em: Jul. 2024.
BRASIL. Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acessado em: Abr. 2018.
BRASIL. Decreto 8.141/2013. Institui o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Acompanhamento e Implementação do PNSB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/cc-ivil_03/_Ato2011-2014/2013/Decreto/D8141.htm. Acessado em: Abr. 2018.
BRASIL. Lei 4.24/1968. Fixa diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicaca-ooriginal-1-pl.html. Acessado em: Abr. 2018.
BRASIL. Lei 5.692/1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaoori-ginal-1-pl.html. Acessado em: Abr. 2018.
BRASIL. Lei n.º 10.172 de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acessado em: Out. de 2016.
BRASIL. Lei 10.172/2001. Aprova o Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acessado em: Abr. 2018.
BRASIL. Lei Nº 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acessado em: Out. 2016.
BRASIL. Lei Nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acessado em: Out. 2016.
CARVALHO, I. Dez anos de cotas nas universidades: o que mudou?. 2014. Disponível em: http://www.revistaforum.com.br/digital/138/sistema-de-cotas-completa-dez-anos-nas-universidade-s-brasileiras/. Acessado em: Set. 2016.
CERQUEIRA, E. A. de; SANTOS, A. P. dos. Ensino Superior: Trajetória histórica e políticas recentes. 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35836/Ens-ino Superior trajetoria historica e politicas recentes.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em: Set. 2016.
CORBUCCI, P. O Ensino Superior Brasileiro na Década de 90. 2001. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/politicas_sociais/ensiao2_ensino.pdf. Acessado em: Out. 2016.
OLIVEIRA, S. da S. et al. Implicações do foco de atenção no ensino remoto. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, v. 18, n. 18, 6 fev. 2024. Disponível em: https://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/1107. Acessado em: Jul. 2024.
DURHAM, E. R. Educação superior, pública e privada. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 2005, pp. 197-24. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/desafios/7superior.pdf. Acessado em: Out. 2016.
FAVRETTO, J.; MORETTO, C. F. Os cursos superiores de tecnologia no contexto de expansão da educação superior no Brasil: a retomada da ênfase na educação profissional. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pWKWy66bgDDqLymqvhsLGXd/. Acessado em: Fev. 2024.
FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. Distance learning in Brazil: some notes. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 1, p. e21911551, 2020. Disponível em: https://rsdjour-nal.org/index.php/rsd/article/view/1551. Acessado em: Fev. 2024.
LAGO, G. F. Educação Superior no Brasil. 2010. Disponível em: http://meuartigo.brasiles-cola.uol.com.br/pedagogia/educacao-superior-no-brasil.htm. Acessado em: Out. 2016.
LOBO, F. B. O ensino da medicina no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Dep. de Imprensa Nacional, 1964.
MARTINS, C. B. O Ensino Superior Brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, vol.14, n.1. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9801.pdf. Acessado em: Out. 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/areas-de-atuacao/ept/rede-federal. Acessado em: Fev. 2024.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plataforma Nilo Peçanha. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp. Acessado em: Fev. 2024.
MELLO, M. B. de J. B.; LEME, M. I. da S. Motivação de alunos dos cursos superiores de tecnologia. Psicologia Escolar e Educacional. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ZkhF34C4-NwfmH85PWRkKz6R/?lang=pt#. Acessado em: Fev. 2024.
SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. S. B. O Ensino Jesuítico no Período Colonial Brasileiro: Algumas Discussões. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008. UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n31/n31a11.pdf. Acessado em: Set. 2016.
NOVAIS, S. M.; FERNANDES, A. S. A. A Institucionalização do Ensino a Distância no Brasil: o caso da Graduação em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Revista de Ciências da Administração. 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2-735/273519438009.pdf. Acessado em: Fev. 2024.
OTRANTO, C. R. Criação e Implantação dos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. 2010. Disponível em: http://www.celia.na-web.net/pasta1/trabalho19.htm. Acessado em: Out. 2016.
PORTAL EDUCAÇÃO. Revolução de 1930 e a era Getúlio Vargas: histórico da educação no Brasil. 2013. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/34885/revolu-cao-de-1930-e-a-era-getulio-vargas-historico-da-educacao-no-brasil. Acessado em: Out. 2016.
SAVIANI, D. O Legado Educacional do Regime Militar. Cad. Cedes. vol. 28. nº 76. p. 291-312. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n76/a02v2876.pdf. Acessado em: Out. 2016.
SILVA, T. C. da. Escola em tempo integral x aluno com formação integral – o discurso da integralidade na escola. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 10, p. 60-73, 3 jun. 2020. Disponível em: https://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/482. Acessado em: Jul. 2024.
ALBUQUERQUE, V. da S. Os discursos sobre o exame nacional do ensino superior- Enade nas propagandas televisivas. Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem, n. 14, 21 jun. 2022. Disponível em: https://ojs.univas.edu.br/index.php/revistadissol/article/view/942/511. Acessado em: Jul. 2024.
TRINDADE, H. Saber e poder: os dilemas da universidade brasileira. Estudos Avançados. São Paulo. vol. 14, n. 40, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artt-ext&pid=S0103-40142000000300013. Acessado em: Set. 2016.
VELLOSO, V. P.; MADUREIRA, F. J. C. Escola de Cirurgia da Bahia. 2002. Disponível em: http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br/iah/pt/verbetes/escirba.htm. Acessado em: Set. 2016.