A PRÁTICA DOCENTE JURÍDICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar a utilização de metodologias ativas nas práticas docentes jurídicas como ferramentas potencializadoras no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos incluem: a) Analisar as potencialidades e desafios no uso de metodologias ativas como propostas didáticas no currículo da graduação em Direito; b) Averiguar os benefícios da utilização de práticas lúdicas e de gamificação no processo de ensino-aprendizagem e c) Discutir quais os paradigmas que precisam ser quebrados pelos, docentes, para reinventar a sala de aula. A proposta de pesquisa está em fase inicial de anotações de relatos de experiência e aprofundamento teórico. A metodologia a ser utilizada é de caráter qualitativo, a partir de relatos de experiências de docentes do curso de Direito. O referencial teórico prioriza três categorias: ensino-aprendizagem, metodologias ativas e o papel do docente. Como primeiras análises, destaca-se a importância da utilização de jogos lúdicos, gamificação e a aprendizagem baseada em projetos para uma aprendizagem significativa, engajamento, preparação para a resolução de cases reais, desenvolvimento de confiança no discente e desenvolvimento de habilidades: pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisões, comunicação eficaz e trabalho em equipe, todas essenciais ao aluno e bacharel no curso de Direito. A perspectiva contributiva do relato de experiência é a argumentação sobre a ressignificação da educação em âmbito jurídico.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Referências
ALVES, F. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras - um guia complete do conceito à prática – 2ª ed. São Paulo: DVS Editora, 2015.
DEBALD, B. Metodologias ativas no Ensino Superior: o protagonismo do Aluno. Organizador, Blasius Debald – Porto Alegre: Penso, 2020.
FEFERBAUM, M. Metodologias ativas em direito: guia prático para o ensino jurídico participativo e inovador. São Paulo: Atlas, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, N. Indagações sobre currículo. In: BEAUCHAMO, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (orgs.). Currículo, conhecimento e cultura. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
MORAN, J., Metodologias ativas para uma educaçãioo inovadora: uma aborgadem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
RANGHETTI, D. Relação pedagógica. In: FAZENDA, I. C. A (org.).; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez Editora, 2014.
SOARES, C. Metodologias ativas: uma nova experiência de aprendizagem. Cortez, 2021.