CLAP – SISTEMATIZAÇÃO DE UMA MEMÓRIA EDUCACIONAL A PARTIR DE VIVÊNCIAS E SEUS REGISTROS EM TEMPOS DE PANDEMIA PRIMEIRA EDIÇÃO

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Lucinéia Contiero

Resumo

Necessários e atuais são os estudos sobre a formação inicial e continuada de professores de LE em tempos de pandemia. Este é centrado em sistematização de dados para o registro historiográfico e (auto)biográfico educacional: “Ensino remoto de línguas estrangeiras em apoio ao professor (rede básica de ensino)” – projeto de pesquisa científica para capacitação desta docente, associado ao projeto de ensino e extensão “CLAP-Inglês – Curso de Línguas em Apoio ao Professor” (UFRN/IFRN). A hipótese que se viu comprovada neste estudo é a de que os novos ambientes de ensino-aprendizagem on-line criados por imposição causada pela pandemia e que foram mobilizados para o ensino e formação de profissionais da educação básica em cursos de línguas estrangeiras (Francês/Espanhol/Inglês) e, ao mesmo tempo, serviram ao aprimoramento da formação de professores de LE em pré-serviço através do exercício de docência em formato remoto, poderão, nesta ocasião, reverterem-se no registro de uma memória educacional importante na intenção de iniciar a compilação de uma historiografia educacional da Área de Formação de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas do DPEC. Este estudo, portanto, centra-se em publicizar os resultados de uma pesquisa pessoal e grupal desenvolvida a partir do projeto CLAP (edição 2021), na intenção de garantir o registro historiográfico e (auto)biográfico da iniciativa dos professores integrantes na ação de instrumentalizar licenciandos de Letras-Inglês para a atividade de docência em ensino remoto. Logo, trata-se de um organismo de metalinguagem no sentido de que apresentarei discussões teóricas envolvendo alguns referenciais bibliográficos especializados fundamentais, estudos e registros analíticos pessoais de interesse para, por base e enquanto método, produzir memória educacional em meio ao contexto pandêmico. Participam deste estudo de caráter historiográfico e (auto)biográfico, além dos professores pesquisadores que integram o CLAP, autores como Bakhtin, Pêcheux, Perrenoud, Lyotard, Hall, Foucault, Feldman, Coscarelli, Ribeiro, Moraes, Bosi e outros.

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CONTIERO, L. . CLAP – SISTEMATIZAÇÃO DE UMA MEMÓRIA EDUCACIONAL A PARTIR DE VIVÊNCIAS E SEUS REGISTROS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRIMEIRA EDIÇÃO . Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1–56, 2022. DOI: 10.56166/remici.2022.2.n1v1.8.7. Disponível em: https://remici.com.br/index.php/revista/article/view/14. Acesso em: 3 maio. 2024.
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